Projetos

Esta é uma proposta para um jardim de um lar de idosos, com uma área de relvado e canteiros de flores.

A ideia é usar os canteiros que estão atualmente sem qualquer tipo de plantas e usá-los para criar um jardim aromático e uma horta.

Os objectivos desta intervenção são permitir às pessoas que vivem nesse lar ver o desenvolvimento das plantas e depois poder colher e consumir os produtos.

É importante escolher culturas que não requerem muito trabalho e atenção.

Informações sobre os canteiros; Projeto; Ligação aos Jardins de vegetais.

Como podemos ver na foto este canteiro de canto está "abandonado" e não está a ser utilizado.

Tem algum pavimento que pode ser usado como passagem dentro do canteiro de flores e uma espécie de cerca que precisa de algum trabalho.

Por isso, é um lugar perfeito para plantar ervas aromáticas, pois tem uma boa exposição solar e proteção contra o vento, estando localizado num canto.

Como preparação, o solo precisa ser cavado, remechido e estar livre de pedras.


A proposta para este espaço é o de criar um jardim aromático com uma vasta gama de ervas aromáticas.

A ideia é criar um canteiro central, rodeado por um caminho usando o pavimento existente. Serão plantadas ervas delicadas como a salsa , coentros e manjericão . Estas ervas podem e devem ser colhidas somente quando forem necessárias para que mantenham a sua fragância e frescura, tão apreciadas na culinária.

Em volta deste canteiro central serão plantadas ervas mais resistentes, como o alecrim , lavanda , tomilho e tomilho-limão .
Estas podem ser colhidas quando forem necessárias ou para secagem, como é o caso do tomilho.

Este canteiro também está "abandonado" e precisa de algum trabalho.

Se for esse o caso, a cerca precisa de alguma reparação para evitar que animais como cães e gatos possam ir lá para dentro.

Também a vedação precisa de ser mantida aparada, para que o canteiro consiga obter uma boa exposição à luz solar.

Como preparação, este canteiro também precisa de um solo cavado, remechido e livre de pedras.


A proposta para este espaço é escolher algumas plantas de fácil manutenção que possam produzir vegetais usados nas refeições diárias das pessoas que vivem neste lar.

Assim, o programa de plantação proposto, que podemos ver nesta imagem, é feijão , tomate , alfaces , cenouras , cebolas e alhos.