Jardins exteriores

Qualquer pessoa pode, e deve, plantar um jardim na sua casa.

Em ambientes ao ar livre existem várias opções para a instalação de todos os tipos de plantas. Existem vasos, canteiros, pequenas áreas dentro de um jardim ou quaisquer grandes ou pequenas áreas sem uso.

Geralmente todas as plantas mencionadas para os jardins interiores podem ser movidas para o exterior, transferidas diretamente para o solo para um local definitivo ou apenas para um ciclo de produção.

Para ser bem-sucedido, é importante respeitar as necessidades individuais de cada planta relativamente à exposição solar, tipo de solo, rega e clima. É aconselhável acompanhar de perto o desenvolvimento das plantas a fim de identificar qualquer indicação de que as plantas não estão a desenvolver-se adequadamente e fazer as alterações necessárias até chegar-se às condições ideais de plantação.

É importante compreender que todos os locais têm as suas qualidades únicas, assim o seu sucesso dependerá de uma abordagem de tentativa e erro.

Aqui são apresentadas algumas plantas que podem ser cultivadas em vasos, canteiros ou diretamente no solo, em ambientes ao ar livre, e informações gerais necessárias para plantá-las.

Luminosidade; Rega; Solo; Outras informações; Calendário de plantação; Colheita; Rotação de culturas; Associação de culturas; Usos comestíveis.

Pode estar em lugares com plena exposição solar ou em áreas com sombra, o mais importante é ter boa luz solar.

A rega deve ser abundante, contudo evitando o excesso de água no solo.

Prefere solos arenosos e soltos, por isso é importante adicionar alguma matéria orgânica após a plantação.

Não se desenvolve em vasos, uma vez que precisa de espaço. Assim, o local de plantação deve ser definitivo e bem ponderado. É aconselhável a aquisição de plantas jovens uma vez que o uso de sementes é um processo mais longo até conseguir alguma produção. No final da colheita e no final do Inverno é necessário cortar as plantas a poucos centímetros do chão para que possam crescer novamente.

A plantação deve ser feita em março, através de rizomas que, uma vez no solo, durarão vários anos. Deve fazer-se a plantação em linha com espaço suficiente entre as plantas para a colheita. É também importante cobrir o solo, o mais comum é a utilização de palha, para controlar o crescimento de ervas daninhas e manter o solo húmido.

A colheita deve ser feita em maio por um curto período de tempo e com muito cuidado para não pisar perto das plantas.

Não se aplica.

Não se aplica.

Os espargos são muito apreciados na culinária e são utilizados principalmente em pratos de arroz e como decoração. A parte comestível são os rebentos, por isso é aconselhável dobrá-los até que eles partam naturalmente separando a parte tenra da dura, que não é comestível.

Não gosta de muita exposição solar preferindo áreas com sombra.

A rega deve ser controlada, pois é importante para a floração e frutificação.

Não é exigente, mas prefere solos bem argilosos e drenados.

Esta é uma das plantas mais importantes, uma vez que tem a capacidade de fixar azoto melhorando a qualidade do solo. Por isso, é importante no final do ciclo de produção, cortar a planta na base deixando só a raiz no solo.

A plantação deve ser feita no final do Inverno até ao início da Primavera e é importante manter o solo livre de ervas daninhas que podem competir com as plantas, por isso é aconselhável cobri-lo com palha.

A colheita deve ser feita no início do Verão e quando estão maduras.

A rotação de culturas deve ser feita a cada dois ou três anos.

Dá-se bem quando plantada perto de alcachofras, mas não deve ser plantada perto de alho, alho-francês ou cebolas.

As favas são normalmente usadas em guisados, mas também em saladas.

Não é exigente em termos de luminosidade, no entanto, a exposição à luz solar não deve ser intensa.

A rega deve ser regular e frequente.

Prefere um solo neutro e bem drenado.

É uma colheita de Outono/Inverno que pode ir até à Primavera. Não gosta de temperaturas altas e pode lidar bem com temperaturas baixas, frio intenso e geada do Inverno.

A sementeira deve ser feita numa estufa ou nalgum lugar com boa exposição à luz solar e com temperaturas amenas. As plantas jovens devem ser transferidas para o local definitivo na Primavera. As plantas devem ter 40 centímetros entre si e o solo deve ser coberto com palha ou outro tipo de material para manter a humidade.

A colheita é feita no final do Outono, Inverno e início da Primavera. É uma cultura de crescimento lento, mas é uma das plantas que dura mais tempo porque quando começa a ser colhida começam a crescer novos rebentos.

A rotação deve ser feita a cada três anos.

Dá-se bem quando plantada perto de batatas ou cebolas.

A melhor maneira de usar o bróculo na culinária é cozido a vapor, que mantém todas as suas propriedades.

Exige boa exposição solar e precisa ser protegida do vento.

A rega deve ser regular e abundante, principalmente durante a frutificação, embora possa aguentar alguns dias sem água. É capaz de recuperar dum período sem água.

Precisa de um solo rico e bem ventilado. A adição de fertilizante é benéfico para o seu desenvolvimento.

É aconselhável obter algumas sementes ou plantas jovens que já estejam adaptadas ao local de plantação. As variedades picantes não devem ser plantadas perto das doces porque todas elas podem tornar-se picantes no momento da polinização. As diferentes variedades são identificadas através da cor, tamanho e forma, e todas elas têm um sabor requintado.

A sementeira deve ser feita em pequenos vasos e as plantas jovens devem ser movidas para o seu local definitivo na Primavera, logo que não haja risco de geada.

A colheita deve ser feita no Verão, aproximadamente dois meses após a sementeira, quando se trata de pimenta verde. A pimenta vermelha só precisa mudar de cor para ser colhida.

A rotação deve ser feita a cada três ou quatro anos.

Dá-se bem quando plantada perto de beringelas, tomates e leguminosas.

A pimenta pode ser usada crua, em saladas e sopas frias, ou em cozinhados de carne, peixe ou mariscos. Também pode ser usada seca e moída para ser utilizado em vinhas-d'alhos.

Não gosta de muita exposição solar nem de temperaturas altas.

A rega deve ser regular, mas em pequenas quantidades de cada vez.

Requer um solo profundo e arenoso.

Pode aguentar com geadas, desde que as raízes estejam completamente desenvolvidas. Não precisa de muito fertilizante e beneficia de cinzas de madeira adicionais uma vez que as suas necessidades nutricionais são o fósforo e o potássio. Existem diversas variedades sendo possível escolher as que aguentam melhor as condições climatéricas de um determinado local para que possa haver uma produção constante durante todo o ano.

A sementeira pode ser feita durante todo o ano, dependendo do clima.

A colheita deve ser feita após dois meses da sementeira, mas pode ser deixada no solo enquanto as temperaturas não são demasiado elevadas.

A rotação de culturas é importante e deve ser feita a cada quatro ou cinco anos.

Pode beneficiar se estiver perto de outras culturas como cebola ou alho-francês, uma vez que estas funcionam como um repelente natural para a mosca da cenoura (Psila rosae).

A cenoura é usada tanto crua como cozinhada numa grande variedade de pratos e saladas. Também é utilizada e muito apreciada em sumos.

A exposição à luz solar deve ser suave, uma vez que não gosta de muita luminosidade nem de excesso de sombra.

A rega deve ser abundante e regular, de modo que o solo esteja permanentemente húmido.

Precisa de um solo solto e é importante fertilizar ao longo do seu desenvolvimento. A adição de um bom fertilizante ao solo irá beneficiar a cultura.

As diferentes variedades podem ser identificadas através da cor, mas normalmente podem ser considerados dois tipos, couve-flor de verão e de inverno.

A sementeira deve ser feita entre maio e julho, numa estufa ou num local protegido. A deslocação das novas plantas deve ser feita de forma gradual de modo a que a produção seja tão longa quanto possível.

A colheita começa dois meses após a sementeira.

Esta planta é muito exigente para o solo por isso é importante promover a rotação de culturas.

Dá-se bem quando plantada perto de cebolas, batatas, espinafres e outras variedades da sua família.

A couve-flor pode ser usada como um ingrediente principal ou como guarnição. Alguns usos populares são, por exemplo, o puré de couve-flor ou o gratinado de couve-flor.

Cresce melhor com exposição total ao sol, pelo menos algumas horas por dia, mas faz-lhe bem também alguma sombra. Em climas mais quentes, é provável obter melhores resultados se plantado em lugares mais frios com alguma sombra ou evitar a exposição total ao sol nas horas mais quentes do dia.

A rega deve ser constante, para manter o solo húmido, mas sem excesso de água. É uma planta que sofre muito com a seca e assim que isso acontece a planta entra em stress.

Prefere solos húmidos, sem excesso de água, bem drenados e profundos para que as raízes possam ter um crescimento vertical.

Gosta de temperaturas frias e assim que fica totalmente desenvolvido aguenta bem com as geadas.

As sementes podem levar algum tempo a germinar, logo, devem ser colocadas no solo e cobertas com uma camada fina de solo. Assim que as plantas jovens têm 5 a 6 folhas, devem ser mudadas para o seu local definitivo, no início da Primavera. As plantas devem ter 20 a 25 centímetros entre si.

As folhas podem ser colhidas gradualmente permitindo à planta desenvolver-se ao longo da época.

A rotação de culturas deve ser feita a cada dois ou três anos.

Para evitar o ataque de afídeos, como os pulgões ou os piolhos das plantas, deve plantá-lo ao lado de alface e alho-francês, uma vez que fazem uma boa parceria.

Normalmente o aipo é usado para temperar vários pratos cozinhados, pois é uma erva muito perfumada.

Precisa de boa exposição solar, uma vez que gosta do calor tanto no ambiente como no solo.

A rega deve ser frequente e regular, uma vez que a falta de água pode causar a paralisação do seu desenvolvimento. No entanto, não deve ocorrer qualquer imersão para evitar uma queda de temperatura.

Exige um solo rico, bem drenado, solto e profundo.

É uma das plantas que melhora a qualidade do solo devido à sua capacidade de fixar azoto atmosférico. Existem dois tipos de plantas de feijão: as trepadeiras horizontais e as trepadeiras verticais. As trepadeiras horizontais não precisam de suporte e têm um ciclo de vida mais curto, logo são mais adequadas para pequenas áreas ou canteiros.

A plantação deve ser feita no final da Primavera ou início do Verão. Deve ser feita diretamente no solo e em trincheiras. Colocar duas ou três sementes por buraco espaçados de 35 a 40 centímetros entre si.

A colheita pode começar no Verão e continuar até ao final da época.

A rotação de culturas deve ser feita a cada três anos.

Dá-se bem quando plantado perto de pepinos, cenouras, repolhos e pimentos. No entanto, não deve ser plantado perto de alhos, cebolas e alhos-francês.

O feijão pode ser usado em vários pratos, mas o mais comum é a sua utilização em guisados de carne ou de peixe.

Precisa de boa exposição ao sol, calor e uma área protegida. É mais adequado desenvolvê-la em estufa.

A rega deve ser regular, mas não excessiva, e não é recomendado derramar água diretamente sobre a planta. Em vez disso, deve manter apenas o solo húmido.

Precisa de um solo rico, profundo e bem drenado, que mantenha a humidade. É uma cultura muito exigente em relação às necessidades de matéria orgânica.

Existem dois tipos de plantas de courgette: as trepadeiras horizontais e as trepadeiras verticais. Assim pode escolher qual delas se encaixam melhor no espaço disponível para plantação. As trepadeiras horizontais precisam de um solo coberto, o mais comum é a utilização de palha, para evitar o crescimento de ervas daninhas e também para manter o solo húmido. As trepadeiras verticais precisam de um suporte, algo que à medida que se desenvolvem as ajude no seu crescimento vertical.

A sementeira deve ser feita em março e abril e as novas plantas devem ser transferidas para o solo, canteiros ou vasos no início de maio.

A colheita deve ser feita quando os frutos estão maduros evitando o desenvolvimento excessivo de sementes.

A rotação de culturas deve ser feita a cada dois anos.

Dá-se bem quando plantada perto de pepinos, couves e abóboras.

Em culinária, a courgette é normalmente usada em sopas e cozinhados vegetais.

Precisa e é importante ter boa exposição solar.

O mais aconselhável é usar o sistema de rega gota-a-gota para evitar que a planta encharque. A rega deve ser frequente e abundante, assim que começa a floração.

Precisa de um solo bem drenado, uma vez que é sensível à humidade em excesso e pode levar ao aparecimento de fungos. Ao mesmo tempo, o solo tem de manter a humidade.

À medida que os frutos são colhidos, são produzidos cada vez mais.

A sementeira pode ser feita diretamente no solo, no início do Verão, mas também pode ser feita em pequenos vasos no interior e, em seguida, mover as plantas jovens para o seu local definitivo no final da Primavera. É importante cobrir o solo com palha para o manter húmido, evitar ervas daninhas e que os frutos toquem no solo e fiquem comprometidos.

A colheita deve ser feita no final do Verão antes dos frutos ficarem muito maduros e com sementes em excesso.

A rotação de culturas deve ser feita a cada três anos.

Dá-se bem quando plantado perto de courgettes, couves, espinafres e cebolas. Não deve ser plantado perto de tomates.

O pepino é normalmente usado cru, em saladas e em sopas frias.

Necessita de bastante luz solar, temperaturas médias e tem de beneficiar de alguma humidade.

Tem de ser regada regularmente e abundantemente visto ser importante para a sua frutificação.

Requer um solo rico e húmido. Independentemente de a plantar num vaso, diretamente no solo ou em qualquer outro tipo de recipiente, é importante continuar a adicionar continuamente fertilizante.

É uma cultura anual, contudo, pode ser cultivada em locais em que não existe geada. É aconselhável fazer alguma poda no Inverno para que possa criar rebentos na Primavera. A poda durante o seu desenvolvimento favorece a formação e crescimento dos frutos.

A sementeira deve ser feita numa estufa ou num local com boa exposição à luz solar e com temperaturas amenas. No final do Inverno ou no início da Primavera as plantas mais jovens podem ser movidas para a sua localização definitiva.

A colheita deve ser feita antes que a beringela exceda o tamanho normal evitando o desenvolvimento de muitas sementes e também de se tornar amarga.

A rotação de culturas deve ser feita a cada três anos.

Não beneficia da proximidade com outras culturas, contudo, dá-se bem perto de batatas. Não deve ser plantada perto de tomates ou pimentos.

Em culinária, as beringelas são geralmente combinadas com outros vegetais. São utilizadas apenas cozidas, fritas, grelhadas ou até mesmo recheadas com carne.

É importante uma boa exposição solar, visto que o alho-francês gosta da luz solar, no entanto, pode crescer também na sombra.

A rega deve ser constante, a fim de manter o solo húmido durante todo o crescimento.

Prefere solos ricos em matéria orgânica, bem drenados e profundos.

Quando se encontra bem desenvolvido não sofre muito com baixas temperaturas e geadas.

A sementeira pode ser feita em qualquer época do ano, no entanto, é ideal fazê-lo em fevereiro e mover plantas jovens para a sua localização definitiva em março. As plantas jovens devem ser bem enterradas no solo.

A colheita deve ser feita aproximadamente após cinco meses no solo.

A rotação de culturas deve ser feita a cada quatro ou cinco anos.

O alho-francês dá-se bem quando plantado perto de cenouras, visto que se ajudam mutuamente a manter os parasitas longe, e também perto de alho e morangos.

Pode ser usado cru, mas apenas a parte branca, em saladas. É normalmente usado em sopas e guisados, visto que é muito aromático.

Gosta da exposição solar, mas também se dá bem em zonas com alguma sombra.

A irrigação é importante, por isso necessita de ser regular, e devem evitar-se quaisquer períodos de seca que podem ser prejudiciais para a planta.

Requer um solo que se mantenha húmido e não retenha o excesso de água.

Ao escolher as variedades adequadas para as condições climáticas do local desejado, é possível conseguir uma produção constante ao longo de todo o ano. A sementeira deve ser feita a cada 15 dias para que possa colher sempre que for necessário.

A sementeira não deve ser feita no início da Primavera ou no final do Verão. Deve ser feita ao ar livre, quando as temperaturas não são muito baixas, e em seguida as plantas jovens devem ser movidas para sua posição definitiva previamente regada.

A colheita deve ser feita, aproximadamente, 90 dias depois de as plantas terem sido transferidas. Vai depender do tamanho e aspeto das plantas.

A rotação de culturas não é importante, mas pode ser feita todos os anos.

Dá-se bem perto de quase todas as plantas.

A alface é normalmente usada crua em saladas, mas também pode ser usada em sopas ou como decoração.

A luz solar é muito importante, por isso precisa de toda a exposição possível, e necessita de proteção contra ventos fortes.

A rega deve ser regular de modo a que o solo permaneça constantemente húmido, contudo o solo tem de escoar bem água. Nos últimos dias de crescimento, a rega deve ser reduzida de modo a que as cebolas não apodreçam.

Requer um solo arenoso, mas não ácido. Antes da sementeira precisa adicionar-se-lhe fertilizante.

É aconselhável fazer uma cobertura do solo, mas não é imperativo visto que esta cultura adapta-se facilmente a todos os tipos de solos, climas e estações. Antes da colheita deve dobrar-se as hastes pelo meio sem as quebrar de modo a que a cebola cresça mais.

Para as variedades de Verão, a sementeira deve ser feita em local protegido no final da estação e as plantas jovens devem ser movidas para a localização definitiva no meio do Inverno. Para as variedades de Inverno, a sementeira deve ser feita num local abrigado no final da estação e as plantas jovens devem ser movidas para a sua localização definitiva na Primavera.

A colheita deve ser feita três meses após a plantação. Após a colheita, é importante secarem ao ar livre, ou mesmo ao sol, para que não apodreçam depois de guardadas.

A rotação de culturas deve ser feita a cada três ou quatro anos.

Dá-se bem quando plantada perto de cenouras, pepinos, couve-flor e batatas. No entanto não gosta de crescer perto de feijões e favas.

A cebola é frequentemente usada na culinária, principalmente crua em saladas e é a base da maioria dos pratos (em refogados). Pode também ser usada em sopas e de outras maneiras.

Pode ter uma boa exposição solar ou não visto que se adapta a qualquer tipo de clima ou condições.

A rega deve ser regular, mas não em grandes quantidades no início.

Não é particularmente exigente em termos de solo, mas não lida bem com solos compactos e rochosos visto que afetam o desenvolvimento da raiz. Por isso, precisa de um solo macio e ventilado para um desenvolvimento perfeito das raízes.

Existem diversas variedades de batatas que diferem na cor, forma, textura e sabor. Sendo assim deve-se escolher a variedade que mais se gosta e a que melhor se adapta ao clima. Desta forma pode planear anualmente, de acordo com a área de plantação que tem, de modo a obter batatas durante períodos de tempo mais longos.

A sementeira deve ser feita na Primavera com as batatas que foram deixadas após ganharem rebentos. Depois disso, podem ser plantadas inteiras ou em pedaços até que as raízes crescem 20 centímetros. Durante esse tempo, as batatas precisam estar cobertas à medida que crescem, de modo a que os frutos não recebam qualquer luz solar. Também podem ser cultivadas em grandes recipientes da seguinte maneira: deve-se encher o recipiente com uma camada de 30 centímetros de fertilizante e enterrar a batata. À medida que a planta se desenvolve, vai-se adicionando fertilizante de modo a forçar o crescimento vertical, tanto para a parte superior da planta como para as raízes. Assim que a matéria vegetal estiver seca, ter-se-á uma considerável produção de batatas a partir de apenas algumas sementes.

A colheita pode ser feita desde o meio do Verão até ao Outono, dependendo do tipo de batatas.

A rotação de culturas deve ser feita a cada três ou quatro anos.

Beneficiam ao serem plantadas perto de todos os tipos de feijões, mas não se dão bem quando plantadas perto de tomates.

Em culinária é um ingrediente importante, pois pode ser utilizada de todas as formas (cozida, frita, em puré...).

Não necessita de muita luz solar. Dá-se bem à sombra.

A rega deve ser regular e frequente de modo a que o solo esteja constantemente húmido, mas não com excesso de água.

Requer um solo rico com grandes quantidades de matéria orgânica.

Gosta de estações do ano chuvosas e temperaturas amenas, por isso é um dos primeiros legumes da estação. Dependendo da variedade, podem ser plantadas no Inverno e colhidas na Primavera, ou plantadas na Primavera e ser colhidas dois meses depois antes do tempo quente. Existem dois tipos de ervilhas: trepadeiras horizontais e trepadeiras verticais. Tal como outras plantas necessita de um solo coberto, o mais comum é a utilização de palha para evitar o crescimento de ervas daninhas e manter o solo húmido. As trepadeiras verticais necessitam de suporte, algo que à medida que se desenvolvem as ajuda com o seu crescimento vertical. As ervilhas melhoram a estrutura do solo visto que o enriquecem com azoto.

A sementeira deve ser feita diretamente no solo, canteiro ou vaso, enterrando cinco ou seis sementes por buraco espaçadas 35 a 40 centímetros entre si.

A colheita deve ser feita assim que as ervilhas estejam tenras e antes de endurecerem. Idealmente, devem ser colhidas a cada três dias.

A rotação de culturas deve ser feita a cada dois ou três anos.

Não se dão bem apenas quando são plantadas perto de alho e cebola.

As ervilhas podem ser usadas em culinária como um ingrediente principal, uma vez que é um alimento requintado, ou como decoração.

Prefere áreas com boa exposição solar.

A rega deve de ser abundante e constante. Não tolera secas.

O solo deve de ser leve, com bom escoamento e que consiga manter a humidade.

Existem vários tipos de abóbora, com diferentes tamanhos, formas e cores. Podem ainda ser classificadas de acordo com a época de plantação: de Verão ou de Inverno.

A sementeira deve ser feita num local coberto no final da Primavera e, em seguida, mover as plantas jovens para um local definitivo no Verão, com uma distância de um metro entre plantas, de modo a que tenham espaço suficiente para se desenvolverem.

A colheita deve de ser feita seis meses após a plantação.

A rotação de culturas deve ser feita pelo menos a cada dois anos.

Não há nenhum problema em associá-las com outras culturas. No entanto, o ideal é deixá-las isoladas como foi mencionado anteriormente, visto que requerem espaço para o seu bom desenvolvimento.

Na culinária é usado tanto o fruto como a flor da abóbora. É normalmente utilizada em sopas e guisados, mas também pode ser usada em sobremesas.

A exposição à luz solar é importante para o seu desenvolvimento no entanto, consegue aguentar temperaturas baixas.

A rega deve ser regular para evitar que o solo seque. A rega gota-a-gota é o mais adequado.

Não é uma planta exigente dando-se bem em quase todos os tipos de solo.

Devido ao seu rápido crescimento, têm uma elevada concentração de azoto, como tal não é aconselhável um consumo excessivo.

Pode ser plantada em qualquer época do ano. É uma cultura sensível de modo a que a sementeira deve ser superficial e sem qualquer cobertura no solo.

Podem ser colhidos em menos de um mês após a plantação.

Uma vez que não é uma planta exigente, a rotação das culturas não é importante.

Dá-se bem quando plantado perto de cenouras, alcachofras, couves, pepinos, espinafres e favas.

É normalmente utilizado cru em saladas e também em molhos. Para além disso, as folhas podem ser utilizadas como qualquer outra verdura.

Adapta-se a qualquer tipo de exposição à luz solar, desde que tenha proteção contra o vento.

Não é muito exigente em termos de irrigação, mas deve ser regada regularmente de modo a garantir um certo nível de humidade no solo.

Adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que seja profundo.

Dependendo do nível de pH, as folhas podem adquirir cores diferentes. Em solos ácidos as folhas podem ser mais ou menos rosa, e em solos alcalinos as folhas podem ser mais ou menos azuis. Os diferentes tipos de couve-roxa variam principalmente no tamanho e textura da folha.

A sementeira deve ser feita diretamente no solo e na Primavera, deixando espaço suficiente entre plantas para que tenham um crescimento adequado.

A colheita pode demorar até quatro meses visto que o seu desenvolvimento pode ser lento. Contudo, dependendo das condições de produção, pode ocorrer mais cedo, por exemplo, apenas dois meses após plantação.

A rotação de culturas deve ser feita a cada dois anos.

Dá-se bem quando plantada perto de batatas, pepinos e alfaces. No entanto, não deve ser plantada perto de morangos e favas.

Pode ser utilizada crua em saladas, desde que esteja tenra, cozinhada como acompanhamento ou em sopas.

Não requer exposição solar, prefere a sombra. Dão-se melhor com climas frios e húmidos.

A rega deve ser regular mas não em grandes quantidades.

Necessita de um solo que retenha a humidade de modo a que esteja sempre molhado. Necessita de alguma fertilização com matéria orgânica, caso não seja possível, não se adiciona qualquer tipo de fertilização visto que podem facilmente concentrar azoto.

Não é uma planta difícil, mas é aconselhável evitar secas e calor, visto que pode facilmente florescer e tornar-se tóxica.

Devem ser plantados entre os meses de março e maio. De modo a obter uma produção mais longa e constante, a plantação deve ser feita de forma faseada.

A colheita deve ser feita 45 dias após a plantação e as folhas exteriores devem ser escolhidas em primeiro lugar para que as folhas interiores possam continuar a crescer.

A rotação de culturas deve ser feita a cada três anos.

Dão-se bem quando plantados perto de favas, brócolos, alface, feijão e couve-flor.

Os espinafres podem ser usados crus em saladas, mantendo todas as suas propriedades. Mas também podem ser utilizados em todos os tipos de pratos, tais como sopas, tartes ou croquetes.

Desenvolve-se melhor com uma total exposição solar, no entanto dá-se melhor com temperaturas baixas do que com o calor. No geral, é uma planta que se adapta facilmente a qualquer tipo de clima.

Deve ser regada abundantemente, de modo a manter o solo constantemente húmido à volta dos morangos.

Prefere solos leves e ácidos e pode beneficiar da adição de uma boa quantidade de fertilizante.

É melhor começar com plantas jovens e a partir daí multiplicá-las, enterrando os rebentos laterais no solo sem os separar da planta principal enquanto não tiverem raiz. Tem um ciclo de produção de aproximadamente três anos, sendo que depois disso necessita de ser substituída.

Devem ser plantados no início da Primavera. Podem ser plantados diretamente no solo ou em qualquer outro tipo de recipiente. Os recipientes têm a vantagem de evitar que os frutos toquem no solo e apodreçam mais facilmente. Quando plantados diretamente no solo precisam de uma cobertura para manter o solo húmido e manter os frutos secos, evitando qualquer contacto com o solo.

A colheita geralmente pode começar em abril e dura todo o Verão.

A rotação de culturas deve ser feita pelo menos a cada três anos.

Dão-se bem quando plantados perto do alho e não devem ser plantados perto de couves.

São comidos crus e normalmente utilizados em vários tipos de sobremesas.

Exige uma total exposição solar, tanto quanto possível.

A rega deve ser regular e abundante sendo que a rega gota-a-gota é o mais adequado.

Prefere solos com bom escoamento, ventilados e soltos, contudo, pode adaptar-se a qualquer tipo de solo. É uma planta exigente sendo que beneficia com a adição de matéria orgânica. O mais aconselhável é uma mistura de fertilizante e estrume.

Existem inúmeros tipos de tomate, que variam consoante o sabor, cor, forma e tamanho.

Para se obterem os melhores resultados, o uso de plantas jovens é uma boa opção. Pode-se ainda fazer uma sementeira numa estufa e move-los para o seu local definitivo quando não existe risco de ocorrer geada. Podem ser plantados entre os meses de março e outubro. É importante garantir-se que a rega ocorre durante a floração e frutificação, de modo a obter-se uma boa produção. Os tomateiros devem ser plantados com 50 centímetros de distância entre si.

A colheita deve ser feita dois meses depois, quando estiverem maduros e vermelhos.

Como é uma planta exigente a rotação das culturas deve ser feita a cada três ou quatro anos.

Dão-se bem quando plantados perto do alho, cebola e alho-francês. No entanto, não se dão bem perto de beringelas e pimentos.

É um alimento muito utilizado e versátil. É usado cru em saladas ou em todo o tipo de pratos como por exemplo guisados e molhos. Pode ainda ser utilizado de outras formas como por exemplo seco, grelhado e recheado.

Copyright © a equipa PERSSILLA 2014-2016